quarta-feira, 20 de julho de 2011

Doenças: Cinomose.

Voltei com o blog e para me desculpar pela demora das postagens, vou logo falar de um assunto que muito interessa: Cinomose!

O que é Cinomose?
É uma doença contagiosa, causada por um vírus que sobrevive em local frio e seco.

Como ocorre a transmissão?
A transmissão pode ser direta (secreção do nariz e/ou da boca de animais infectados) ou pelas vias respiratórias (ar contaminado).
Um animal que espirra no ambiente, contamina o ambiente e os animais que estiverem em sua volta. Contamina também o homem, que se torna um transmissor do vírus, para um animal sadio. (Homem não pode ter cinomose, mas pode transmitir).
Os filhotes são os mais atingidos, mas os adultos também podem ter a doença.

Quais os sintomas?
Febre, apatia, perda de apetite, vômito, secreção nasal, secreção ocular, sinais neurológicos e outros. Os animais com um estágio mais avançado podem ter comportamento fora do normal e espasmos musculares. O comportamento fora do normal é por causa da desmielinização do sistema nervoso. O cão pode ficar agressivo e não reconhecer o dono.

Tratamento:
Antes de qualquer coisa, procure um veterinário. Ele fará exames e dirá qual o melhor tratamento para o animal.
O veterinário pode ajudar eliminando doenças que aparecem devido à baixa no sistema imunológico, como infecções bacterianas; receitar medicamento que diminuam a inflamação no cérebro e aumente sua resistência; uma alimentação adequada, etc.
A acupuntura é utilizada para tratamento das sequelas, e não da doença ou seus sintomas.
A melhor opção para combater a doença é a PREVENÇÃO através da vacina.



Ps: Tire suas dúvidas e participe do blog. Conte-nos se você já teve ou tem algum caso de cinomose em sua casa. :)


Tirei as informações de várias páginas, mas que não lembro agora. :(

3 comentários:

  1. Achei uma cadelinha na rua, empestada de carraptos, a levei para um petshop e após um banho e limpeza, decidi adotá-la. Desde que a adotei, ela tomou uma dose de um remédio para verme (que ainda faltam 2 doses), só que após ela tomar essa primeira dose, começou a enfraquecer as pernas, faltar o apetite, ficar com aspecto triste. Isso está me preocupando...

    ResponderExcluir
  2. Oi bom dia
    Levei ao veterinario e foi diagnosticado com cinomose e tratado , mas devido a grande quantidade de carrapatos , teve que ser medicado com um remedio chamado Prac tic e depois disso ele esta triste e desanimado, mas os carrapatos estão morrendo, gostaria de saber se se é devido ao efeito do remedio ou se eh devido a doença da cinomose.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Gilberto!
    Deve ser da doença, muito difícil o antipulgas dar esse efeito. Igual leve ao veterinário para confirmação! Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião e sugestões. O blog agradece.