quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Exames Laboratoriais - Exame de Sangue II

Hoje vou dar continuidade ao post de exame de sangue que falei há uns dias atrás. Se ainda não viu a outra postagem da uma olhada nesse link que te leva lá para o dia que eu falei. Escrever sobre esse assunto me ajuda bastante, pois além de já servir para relembrar o assunto, também me ajuda para as cadeiras da faculdade. Nós estudamos sobre exame de sangue em Bioquímica Clínica Veterinária e Anestesiologia. Claro que em quase todas as matérias é falado sobre os exames, mas especificamente em bioquímica clínica é quando temos polígrafo falando sobre este assunto. 
No post de hoje usei trechos dos slides usados na na cadeira de Bioquímica Clinica da Faculdade Luterana do Brasil - ULBRA - Campus Canoas :)

Hemograma:
- "Visão instantânea" do sistema hamatopoiético
- Recomendado: - Avaliação qualquer animal
                           - Pré - anestésica
                           - Check - up pacientes geriátricos
                           - Reavaliação

- Exame de triagem clínica
- Exame de primeira linha

QUANDO BEM INDICADO, BEM COLETADO E ACONDICIONADO ADEQUADAMENTE PODEM PRESTAR GRANDE AUXILIO!!
**Esse é meu maior problema, entender o tal do hemograma :O Mas um dia chego lá! :D


Eritrograma:
Objetivo obter informações sobre eritrócitos
Composto: 
- Exame quantitativo:
Hemoglobina g/dL
Volume globular (Ht) %
VCM fL
CHCM %
Número global hemácias x10 na 6/mm3
- Exame qualitativo:
Avaliação da morfologia eritrocitária

Eritrograma - Determinação do hematócrito
- Pequeno volume amostra
- Rápido e preciso
- Avaliação:
Hematócrito
Coloração plasma
Botão leucocitário

Hematócrito normal cão: 37 - 45%


Bom pessoal espero que tenham gostado de mais esse post sobre exames. Ainda terão mais postagem relacionadas ao assunto!

Qualquer dúvida que vocês tiverem ou dicas para futuras postagem, deixem nos comentários para eu preparar um post para vocês!

Lembrando que toda SEGUNDA, QUARTA E SEXTA tem post novo! :D :




Um comentário:

  1. Me ajude por favor tenho um pincher de apenas 2 meses de idade e devido ele vir sempre fraco, triste ja tomou remédio de verme, e agora com uma diarréia cronica e sem comer a dias estou com medo dele morrer como seus irmãozinhos. Estou aflita

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião e sugestões. O blog agradece.